quarta-feira, 30 de setembro de 2015

PRODUÇÃO DE CARTAZ: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

















 Cerâmica e pinturas indígena 

Você sabia que arte indígena pode ser encontrada em quase tudo que é produzido pelos índios? Isso mesmo, em suas cerâmicas, redes, cestarias e demais produtos. Além disso, a arte também está presente na pintura corporal e nos ornamentos. Nesse caso, não é apenas para enfeitar ou embelezar, mas indica uma situação específica: guerra, nascimento de filhos, ritos e lutos.
Os indígenas produzem suas próprias tintas a partir de sementes e plantas das florestas. As cores que mais aparecem são:o vermelho, obtido do urucum;o preto, fornecido pelo sumo do jenipapo misturado à fuligem;o amarelo, extraído do açafrão e o branco da tabatinga.Para pintar, eles utilizam gravetos, os dedos ou, em certas sociedades, fazem carimbos com caroços de frutas partidos ao meio e mergulhados na tinta.
                            
Ao contrário do que se pensa, não devemos chamar a arte indígena de primitiva, pois trata-se de uma arte bastante elaborada. Eles observam a natureza e a representam por meio das formas geométricas e, pela repetição e variação de tamanho, obtêm-se ritmo e equilíbrio e cada tribo tem seu próprio estilo.
Fontes:

PROPUS AOS ALUNOS QUE TROUXESSEM DE CASA OS VASOS EM CERÂMICA, NÃO PRODUZIMOS EM SALA DEVIDO A FALTA DE ESTRUTURA, POREM A PINTURA FOI REALIZADA EM SALA. NAS AULAS ANTERIORES OS ALUNOS JÁ HAVIAM TRABALHADO GRAFIA INDÍGENA, MOTIVOS GEOMÉTRICOS E CONTEXTO HISTÓRICO.













MÃO EM NEGATIVO

Umas das primeiras manifestações artísticas dos homens primitivos, foram as "Mãos em Negativo", onde eles usavam carvão, sangue, ossos triturados e folhas de árvores como tinta e como pincel eles utilizavam os dedos e/ou canudos feitos de galhos de árvores ocos, onde eles sopravam o carvão em cima das mãos e após retirar a mesma, ficava a parte que não pegou o carvão ou outro pó colorido,em branco (mão em negativo).

A proposta apresentada a minha turma foi, modernizar a técnica trazendo para nossos dias....inspirados em Romero Britto, pedi para que os alunos produzissem suas mãos em negativo com fundo de Romero Britto.Segue fotos do processo.